Código de Ética e Conduta Organizacional

  1. História, Missão, Visão e Valores

Referente ao indicador C 01 do Programa Origem Sustentável.

 

Fundada em 1989, a Dem-Bas Embalagens iniciou suas atividades em um atelier localizado no bairro Liberdade em Novo Hamburgo. No início, contava com mão de obra 100% manual, fabricando as embalagens em TNT e outros tecidos.

Com o passar dos anos, a Dem-Bas fidelizou o mercado local e com aumento de clientes e pedidos percebeu-se a necessidade de investimento em maquinário a fim de reduzir o tempo de entrega e aumentar a capacidade de produção. Foi neste momento que o pequeno atelier tornou-se uma fabrica, a realização de um sonho, aumentando o numero de funcionários e automatizando a produção.

O crescimento do consumo sustentável foi o ponto de expansão no segmento. Com o TNT (tecido-não-tecido) como carro chefe por se tratar de um material que favorece a biodegradação e não agride a natureza.

 

Negócio

Indústria de embalagens ecológicas, produzidas em TNT (tecido-não-tecido)

Visão

Ser referência em fornecimento de embalagens ecológicas personalizadas, reconhecida como a melhor opção para os clientes, devido à qualidade dos produtos e a preocupação com o meio ambiente ao escolher um material diferenciado que não agride a natureza, até 2029 na América Latina.

Missão

Atender com excelência as demandas a partir do desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, tendo como principal objetivo a total satisfação dos clientes.

Investir em tecnologia para que os produtos cheguem com perfeição ao objetivo proposto.

 

Valores

Responsabilidade, respeito ao meio ambiente, compromisso, qualidade e ética.

  1. Política de Concorrência Leal

Referente ao indicador GS 06 do programa Origem Sustentável.

 

A Dem-Bas Embalagens e as pessoas que a representam estão empenhados em realizar todos os negócios e parcerias com integridade e profissionalismo, de forma justa e honesta, cumprindo estritamente com todas as leis da concorrência aplicáveis, desenvolvendo ações preventivas e de repressão à pirataria, cópia, sonegação, fraude, corrupção e concorrência desleal. Deste modo, devem seguir os princípios de concorrência leal, sendo obrigatoriamente respeitados os seguintes princípios básicos:

 

  • Respeitar a livre concorrência de mercado;

  • Não compartilhar informações sigilosas, comercialmente sensíveis (preços, tarifas, licitações, propostas) ou firmar acordo com os concorrentes;

  • Não firmar acordos com concorrentes de fixação de preços.

  1. Política Anticorrupção

Referente ao indicador GS 07 do Programa Origem Sustentável.

 

A Política Anticorrupção estabelece critérios com vistas à proibição de práticas de suborno e corrupção na condução dos negócios da Dem-Bas Embalagens. Esta Política é aplicável à Dem-Bas Embalagens e a todos que trabalham em nome desta empresa.

Assim, ninguém que represente esta empresa pode oferecer ou pagar, em dinheiro ou em qualquer coisa de valor, a um agente público ou privado, direta ou indiretamente, com intuito de:

  • Corromper qualquer ação, omissão ou decisão do receptor;

  • Demonstrar gratidão ao receptor por ter tomado uma decisão ou ter agido de forma que beneficiou a empresa impropriamente.

  • Induzir o receptor a usar sua influência para afetar qualquer ato ou decisão de terceiros;

  • Garantir uma vantagem imprópria ou ajudar a empresa na obtenção ou manutenção de quaisquer negócios;

  • Garantir ou acelerar as funções de rotina da empresa.

  1. Política de prevenção à maquiagem verde

Referente ao indicador GS 15 do programa Origem Sustentável.

 

A maquiagem verde, conhecida como Greenwashing, é a prática de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos socioambientais das atividades de empresas, indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos.

É papel da Publicidade não apenas respeitar e distinguir, mas também contribuir para a formação de valores humanos e sociais éticos, responsáveis e solidários. O anexo “U” – Apelos de sustentabilidade do CONAR regulamenta as ações de marketing voltadas ao tema.

A prática de Greenwashing pode atrair consumidores, ou pode trazer danos à imagem da empresa após o surgimento da verdade.

Por isto, a Dem-Bas Embalagens repudia quaisquer atos de Greenwashing e apresenta por meio do seu Código de Conduta e Ética algumas maneiras de como se prevenir de tal prática.

 

São alguns exemplos de atos de Greenwashing:

  • Apelos ambientais sem provas: Empresas informam certo teor de material reciclável em seus produtos sem apresentar dados ou sem nenhum respaldo dos órgãos de controle;

  • Rótulos enganosos: Quando são utilizados símbolos na embalagem ou etiqueta que induzem o consumidor a associar o produto a algo ecologicamente correto, quando na verdade não é;

  • Mentiras: Empresas e/ou produtos que desejam ganhar visibilidade de mercado usam essa técnica para convencer de que são idôneas em promover a proteção ao meio ambiente através de declarações falsas, selos falsos, por exemplo.

 

Mas, com algumas atitudes simples, é possível se prevenir contra as estratégias e apelos do greenwashing:

  • Conheça as certificações ambientais mais utilizadas no Brasil, pois, a presença destas certificações garante a veracidade das informações. É importante também, verificar no site da certificadora se o nome da empresa consta no cadastro, porque existem empresas que fazem uso dos selos ilegalmente;

  • A transparência da empresa com relação à matéria-prima e processos produtivos ressaltam se esta efetivamente segue com boas práticas ambientais;

  • Checar se os canais de comunicação da empresa são de facilitados;

  • Conhecer o conceito de sustentabilidade, para entender e até mesmo cobrar se um produto ou empresa atende os princípios da palavra.

  • Buscar informações de fontes confiáveis, como páginas especializadas em meio ambiente.

  1. Trabalho infantil, forçado, escravo ou análogo ao escravo

Referente ao indicador S 09 do Programa Origem Sustentável.

 

A Dem-Bas Embalagens respeita e promove os direitos humanos, buscando prevenir potenciais impactos e violações e, quando necessário, trabalha para mitigá-los e remediá-los nas suas atividades e ao longo da sua cadeia produtiva.

A empresa atende de forma rigorosa a legislação que proíbe o trabalho infantil, bem como dissemina entre sua liderança e colaboradores o combate ao trabalho forçado, pois acredita que o trabalho deve estimular o crescimento do trabalhador, e não torná-lo escravo.

Por isso, a Dem-Bas Embalagens vem por meio deste Código repudiar o trabalho infantil, forçado, escravo ou análogo ao escravo, que inclui também a jornada exaustiva, condições degradantes ou servidão por dívida, e incentivar que nossos colaboradores, representantes, fornecedores e integrantes da comunidade local denunciem situações em que os direitos humanos não são respeitados.

Além disso, a empresa compromete-se em não contratar ou não aceitar quaisquer fornecedores que comprovadamente ou suspeitosamente compactuem com tais práticas.

  1. Relação com os trabalhadores e seus representantes

Referente aos indicadores S12, S14 e S15 do Programa Origem Sustentável.

 

A Dem-Bas Embalagens tem o compromisso de manter uma relação decente e justa com todos seus colaboradores e não tolera qualquer forma de discriminação motivada por etnia, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, aparência, religião, opinião e demais formas de discriminação.

Todo o relacionamento existente no ambiente de trabalho está alinhado com os valores da empresa, pois a Dem-Bas Embalagens reconhece sua responsabilidade para com seus colaboradores, e entende que são fundamentais para o sucesso do negócio. Os salários e benefícios devem estar de acordo com os padrões estabelecidos pelo país e / ou categoria. As condições de pagamento são esclarecidas antes do início do contrato de trabalho. Horas extras ou banco de horas devem ser voluntárias e empregadas de forma responsável por toda a gestão da empresa.

Também, mantemos relação de respeito com as diversas entidades de representantes dos trabalhadores, dentre elas os sindicatos. Não existe discriminação de grupos ou indivíduos atuantes nessas entidades. A relação se mantém no diálogo e respeito aos diversos pontos de vista na busca do melhor equilíbrio e solução das diversas situações.

O trabalhador que tiver conhecimento ou identificar violações a qualquer aspecto desse Código, das Políticas internas da empresa ou da legislação e regulamentações aplicáveis, deve reportar imediatamente a situação. Se desejado, o reporte poderá ser realizado de forma anônima pelos canais da Dem-Bas Embalagens, que pode e deve ser utilizado pelo público interno e externo. São eles:

E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 3587-2363
Site: www.dembas.com.br

  1. Papel da liderança

 

A liderança da empresa é formada por pessoas essenciais para a construção de uma cultura organizacional sustentável, ética e de boa convivência, portanto, é primordial que seja conhecedora e multiplicadora deste Código.

Sua responsabilidade é garantir a aplicação deste Código e zelar pelo cumprimento de seus princípios em todas as suas decisões, apoiando a implantação das iniciativas relacionadas.

Nesse sentido, é indispensável que a liderança da empresa, através de suas práticas e atitudes, seja o primeiro a dar o exemplo, contribuindo para a formação de uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade.

Fica então preestabelecido o compromisso dos diretores, gestores, gerentes e supervisores de validar o conteúdo desta Política alinhado aos valores da organização, além de garantir condições para o cumprimento dos termos nela estabelecidos. Bem como a responsabilidade de acompanhar e monitorar o cumprimento das ações aqui descritas, sempre de maneira transparente junto aos colaboradores.

 

Disposições Finais

 

O Código de Conduta e Ética da Dem-Bas Embalagens foi implementado em 12 de Dezembro de 2022 e revisado em 18 de outubro de 2024.

A empresa e seus gestores comprometem-se em levar ao conhecimento de todos os trabalhadores, representantes fornecedores e prestadores de serviços, as diretrizes de conduta contidas nesse Código.

Sendo assim, nenhum trabalhador pode alegar desconhecimento das diretrizes constantes do presente Código em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento.